Vice-governador do DF, Paco Britto e o secretario de educação, Rafael Parente. Foto: Lúcio Bernardo / Ag. Brasília
Reunião contou com a presença do secretário de Educação do DF, Rafael Parente, além de gestores da área. Temas como a educação básica e outras necessidades locais, foram discutidos
Por Delmo Menezes
O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, participou de reunião do Conselho de Notáveis na manhã desta quinta-feira (16/05) no Palácio do Buriti. O encontro promovido pelo secretário de Educação, Rafael Parente, contou com a participação de gestores da área e presidentes de entidades para discutir o futuro da educação do Distrito Federal. Esta foi a primeira reunião do Conselho de Notáveis.
De acordo com o vice-governador Paco Britto, “ali estavam algumas das pessoas mais relevantes para a Educação no Brasil, que auxiliarão nas demandas no Distrito Federal, como a educação básica por exemplo”, destacou o vice.
O grupo apresentou suas respectivas missões e sugestões de melhorias para o ensino público do DF. Eles também conversaram sobre a atenção com os professores, com a educação básica e o ensino integral. A intenção é fechar temas para discutir especificamente a cada encontro. As duas próximas reuniões ocorrerão em agosto e novembro, em data a ser definida.
“Nós vamos trazer, três vezes por ano, pessoas que são relevantes para a educação em Brasília e no Brasil para que nos ajude nas políticas públicas. É o mais importante para a criação e mudança em nossas escolas”, ressaltou Rafael Parente.
Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto de Cotelli disse que o fundo tem recursos parados por falta de projetos. No entanto, ele elogiou a postura da secretaria de educação em buscar e apresentar soluções, inclusive anteriores à criação do conselho. Cotelli se dispôs a dialogar com a secretaria.Reunião do Conselho de Notáveis no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (16). Foto: Lúcio Bernardo/Ag. Bsa.
Para o presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do DF (FAP-DF), Alexandre André dos Santos, a criação do Conselho “é o tipo de boa iniciativa que o país está precisando, de buscar convergência e diálogo”.
Entre os 20 integrantes do Conselho de Notáveis estão o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Carlos Endo Macedo; e o diretor da Universidade Distrital, Amaury Pessoa Gebran. Membros do grupo, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu de Castro Moreira, e a diretora do escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Marlova Jovchelovitch, enviaram representantes.
Com informações da Ag. Brasília
0 Comentários