O batuque sustentável do grupo brasiliense Patubatê será uma das atrações que poderão ser conferidas durante a próxima solenidade da Troca da Bandeira, que ocorre na Praça dos Três Poderes, no domingo (2), a partir das 9h. A agremiação surgiu em 1999 e tem influências dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group e Hermeto Pascoal. O Patubatê já levou seus shows performáticos a todos os Estados do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia e do continente africano.
A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. A Marinha será a responsável pela solenidade deste fim de semana. As atrações complementares à solenidade fazem parte do programa “Turismo Cívico – Brasília: O Brasil começa aqui”, encabeçado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O público que comparecer ainda poderá conferir uma exposição da Marinha, apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e roda de capoeira.
De acordo com a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, vários países no mundo, como por exemplo, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. “A nossa capital tem potencial para isso, e temos trabalhado para que essa importante solenidade entre nas agendas dos brasilienses e de turistas. Washington é um exemplo de que quando investimos em segmentos do turismo aquecemos a economia e geramos empregos. A capital norte-americana recebe mais de 20 milhões de turistas por ano e o Turismo é a sua segunda maior indústria”, enfatizou Vanessa Mendonça.
A Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) também será parceira no evento e levará para o público diversos atrativos. Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur. A Setur ainda irá levar ao local estudantes da rede pública do DF e da guarda-mirim com apoio da Secretaria de Educação. “Essa ação visa reavivar nas nossas crianças o sentimento de pertencimento dessa cidade que é a joia do nosso país e que deve ser conhecida e amada por brasilienses e turistas”, enfatizou a secretária de Turismo.
Troca da Bandeira
A Troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.
Veja a programação completa:
9h: início das exposições da Marinha:
– Painéis com a história da Marinha do Brasil e projeção de filmes em telões;
– Projetos Estratégicos da Marinha (maquete do submarino nuclear brasileiro);
– Uniformes, equipamentos e veículos do Corpo de Fuzileiros Navais.
9h25: entrada da tropa
9h40: início das recepções das autoridades
10h: chegada do Comandante da Marinha
10h05: início da cerimônia de substituição da Bandeira
– Canto do Hino Nacional;
– Salva de 21 tiros;
– Canto do Hino à Bandeira entoado pelos cantores líricos da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.
10h15: término da substituição / desfile da tropa
10h20: apresentação coreográfica da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais
10h40 – término da apresentação
11h (aproximadamente) – honras de despedidas ao Comandante da Marinha
12h – término das exposições
A partir das 10h40, dando continuidade à Manhã Cívica, teremos:
– Atrativos FECOMÉRCIO / SESC / SENAC:
Atividades de pintura e desenho;
Camas elásticas;
Ações de educação em saúde bucal e médica;
Pintura de rosto;
Distribuição de pipoca;
BiblioSesc;
Minigolfe.
– Foodtrucks
– Percussão com Patubatê
– Roda de Capoeira
– Presença de crianças da Secretaria de Educação e Guarda-Mirim
– Ônibus da TCB para rotas turísticas na Esplanada
– Guias de Turismo.
*Com informações da Secretaria de Turismo
Foto: Renato Alves
0 Comentários